Ana Lucila Aires Martins
Titular da Cadeira nº 17
CORAL HARMONIA
Histórico resumido
Foi em agosto de 2005 que tudo começou. Um grupo de associados da AFAI, Associação de filhos e amigos de Ipu, que na época tinha como presidente Abílio Lourenço Martins, tiveram a ideia de formar um coral.
A ideia se fortaleceu e formamos o Coral, mas ainda precisavamos encontrar um Regente. Itanira Soares juntamente com Raimundinho Gomes, colegas de Banco, apresentaram o Regente Gonzaga Leite, que foi aceito de imediato. Era preciso também que o grupo tivesse uma coordenadora e escolheram Ana Lucila Aires Martins.
Tivemos nosso primeiro ensaio no apartamento da coordenadora no dia 05 de Agosto de 2005. Ficou sob responsabilidade da AFAI e do Elson Damasceno, Ipuense e vereador de Fortaleza, o salário do Regente.
O grupo era pequeno mas conseguimos formar os quatro naipes. Eram quase todos ipuenses: Itanira, Ana Lucila,
Iraê, Socorro. Moraes, Adelaide, Ivanilde Soares, Célida Bezerra. E para completar fomos convidando amigos: Maria das Dores, Raimundinho, Júlio, Helena Pontes, Beth, Simone, Raissa, Thiago.
O ensaio ocorria às quintas feiras e logo fomos nos preparando para as apresentações. Nossa primeira apresentação foi no Teatro Emiliano de Queiroz em Fortaleza (Outubro de 2005). Uma estreia cheia de emoção. Nos empolgamos com os aplausos e incentivos. Logo depois, procuramos nos aperfeiçoar cada vez mais e começaram a vir os convites para participar dos eventos em Fortaleza.
Participamos também, em Ipu/CE, das festas dos Reencontros de Ipuenses e, também, da Academia Ipuense de Letras Ciências e Artes.
O entusiasmo era grande e, com isso, veio o desejo de participar de um Encontro de Corais em outro estado .
No ano de 2007, escolhemos a cidade de Conservatória, no estado do Rio de Janeiro, que recebe o nome de Capital Mundial da Serenata, para participar do IV ENCONTRO DE CORAIS DE CONSERVATÓRIA. No entanto, a AFAI não podia patrocinar essa viagem. Fomos a luta para conseguir patrocínio e encaminhamos nosso projeto para o Banco do Nordeste, que forneceu nossas passagens. Continuamos trabalhando para conseguirmos as hospedagens. Fizemos bingos, participavamos de feiras e o resultado veio. Tudo garantido! Chegando lá, conseguimos encantar o público com nosso repertório e com a energia que temos. Foi um sucesso!
Como nem tudo são flores, a AFAI em mudança de Presidente e em contenção de despesas, resolveu extinguir o Coral. Sabemos que Cultura para algumas instituições está sempre em último plano mas o grupo permaneceu forte, unido e resolveu continuar. Criamos um novo nome para o Coral. A escolha do nome foi ideia da coordenadora Ana Lucila e aceita por todo o grupo. E ficou Coral Harmonia.
O Regente até se propôs ficar sem receber seu salário até que tudo se restabelecesse mas não foi preciso, pois o patrocínio do Ipuense Elson Damasceno permaneceu e conseguimos também um outro colaborador Ipuense, Marcos Martins Lima. Criamos também a caixinha do Coral para cobrir as despesas do grupo. Continuamos firmes, participando de Encontros de Corais e apresentações diversas.
Veio depois uma nova fase. Ficamos sem o patrocínio dos nossos amigos ipuenses. Alguns coralistas desistiram de continuar mas sempre tinha outros que ficaram juntos, fortalecendo e querendo permanecer. Fortalecidos e com amor pelo canto Coral que passamos a arcar com o salário do Regente, ficando assim um Coral completamente independente!
Fizemos nossa história participando de eventos como:
Natal de LUZ de Fortaleza e Maracanaú, circuito natalino de empresas, hospitais, condomínios e shoppings.
Festas do Dia das Mães e do Dia das Mulheres, Sessões Solenes na Academia Cearense de Letras, convites para cantar em casamentos, missas e etc...
Anualmente participamos de Encontros de Corais fora do Ceará :
João Pessoa/PB, Natal/RN, Salvador/BA, Maceió/AL, Belo Horizonte/MG, Mucugê/BA , São Luiz/MA, Teresópolis/RJ , Curitiba/PR .
Temos no nosso arquivo vários certificados e troféus de participações.
Tivemos a honra de receber Medalha de Ouro na mostra competitiva do Encontro Internacional de Corais de Curitiba em 2018! Apresentamos um repertório de qualidade da MPB e fomos o melhor dentro do requisito exigido.
A felicidade nossa foi grande. Muita euforia!
Recebemos as medalhas, o certificado e troféu, que são muito importanted para o currículo do Coral Harmonia.
Atualmente o grupo é composto por 22 componentes mais o Regente Gonzaga Leite, que sempre se manteve firme.
A coordenadora ainda é Ana Lucila Aires Martins.
Temos um repertório diversificado que muito agrada.
Estamos agora em Agosto de 2020 completando 15 Anos!
Bodas de Cristal! Cristal lapidado e que não quebra!
Nosso projeto para a comemoração desses 15 anos era intenso, mas o mundo está passando por um período triste de pandemia devido a Covid 19 e tivemos que adiar nosso projeto. Vamos fazer nossas comemorações online.
Já estamos realizando os ensaios virtuais e vem dando certo! O importante é registrar nossos 15 anos de história.
Vamos continuar cantando a vida numa perfeita harmonia.
Em nossas vozes refletimos nosso sol interior cantando com o coração e alma!