Artigos
Tipografia
  • Menor Pequeno Médio Grande Maior
  • Padrão Helvética Segoe Geórgia Horários

José Solon Sales e Silva

Titular da Cadeira nº 34

 

MULHERES DE FIBRA: ZANDRA MARIA RIBEIRO MENDES DUMARESQ

           

            Esta mulher de fibra escolheu para palmilhar sua vida profissional a assistência social. Este profissional é o responsável por promover o bem estar físico, psicológico e social aos seus semelhantes. As profissões, no mundo da produtividade têm papel preponderante para o bem estar social. Entretanto, o assistente social tem relevo nesta máxima.

            Conheci Zandra (que nome difícil) no mundo do trabalho. Foi difícil memorizar e fácil de lembrar. A princípio taciturna mas depois se vê a grandiosidade da alma. Mulher eminentemente pragmática. Final dos anos 90 lidava eu como coordenador do curso de turismo do ainda Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará - CEFET, enfrentando os mais diversos problemas de todas as ordens. Dentre eles alunos excessivamente carentes no âmbito material e do amparo social. Aquela situação muito me angustiava.

Certo dia, conversando com uma colega falava da minha angustia com relação aos alunos menos favorecidos. A colega prontamente disse-me para procurar a Assistente Social e pedir ajuda. Lá fui eu ao setor de assistência social da instituição. Entrei, disse o que queria e me encaminharam para Zandra. Recebeu-me profissionalmente e secamente. Fez inúmeras perguntas a cerca da aluna que precisava de ajuda. Respondi. Ela pediu-me para encaminhar a aluna a sua sala. Sai dali meio macambúzio pensando em ter perdido tempo.

Passam-se os dias e a aluna me procura e diz que havia conseguido uma bolsa. Imediatamente procurei a Assistente Social para agradecer efusivamente. Dai passei a olha-la com outros olhos. Ora, o nome Zandra, de origem grega significa a defensora e ela é efetivamente uma defensora do justo, do correto, do ético, da elegância.

Uma mulher de muita fibra, uma mulher que é modelo de ser humano. Séria, firme em seus atos e decisões, pragmática ao extremo, elegante e dona de um bom gosto inquestionável. Mulher de muita fibra. Então na estrada profissional ela passou a ser um anjo da guarda cauteloso e meticuloso. Sempre que precisava de ajuda para os alunos me socorria a ela. Ela é destas Assistentes Sociais que vai na casa do aluno comprovar, desenvolver os protocolos. Lembro-me que certa feita ela foi em casa de um nosso aluno nos arrabaldes de Fortaleza e constatou o estado de miséria em que aquela família vivia, a casa de um único cômodo não tinha sequer banheiro e ali viviam cinco pessoas. Entretanto estas constatações não a deixavam de coração mole, sempre cobrava todos os procedimentos. Assistente Social de fibra.

Sempre ocupou cargos administrativos os mais variados. Além do aguçado lado profissional tem perfil de gestora de ponta. Mulher eminentemente elegante é dona de um charme incontável. Dizem que elegância vem de berço e parece que é mesmo. Mulher de fibra e vaidosa. Vaidade não é defeito é qualidade. Elegância não é futilidade é estilo de vida. Nisso, essa mulher de fibra é singular.

Aos que não a conhecem pensam ser ela bruta e antipática. Somente fachada. Na verdade é inteligente e perspicaz. Analisa, pesa, mede, reanalisa para somente depois se pronunciar. São sentidos adquiridos na profissão difícil de Assistente Social. Cautelosa. Mulher de fibra e de grande fibra. Admirável. Analítica ao extremo e sabe ler almas. Exótica, diria eu, no sentido de parecer ser de um país diferente ou até mesmo extravagante. E é. Extravagante nas analises, nas observações, nas ilações. Mulher de fibra que nunca foi nada habitual mas que sempre entendeu o outro.

Sou um ser abençoado por Deus. Zandra chegou ao mais alto posto em uma instituição de ensino. É gestora de topo e ali chegou por merecimento profissional. Ao assumir o cargo de Pró-Reitora de Extensão, convidou-me para ocupar a função de Coordenadoria de Cultura. Aí me ufanei, não por envaidecimento, mas sim pela pessoa que me convidou. Mulher de fibra. Naquele momento me senti grande e humilde e trabalhamos por anos acreditando no que devemos acreditar e fazendo e fazendo e fazendo sempre melhor. Danada esta mulher de nome exótico, feitora de muitas e muitas coisas boas para a comunidade acadêmica ao longo de toda a sua profissão.

A série Mulheres de Fibra não possui vaga para a pieguice, possui, isso sim, reconhecimento de valores, de atitudes, de postura diante da vida. Sobretudo atitudes positivas, energéticas, sentidas. Esta mulher foi e é uma protetora diante da vida. Ríspida e excessivamente matrona, hierática, firme. Uma mulher de muita fibra. Exótica no nome, no sobrenome e no estar e no ser autêntica. Carinhosa a sua maneira, aquela que defende os desprovidos e que acalanta a humanidade. Uma mulher de fibra e de grade fibra. Rápida, eficaz e ligeira, como um beija flor, quando o assunto é ajudar ao próximo.