Crônicas
Tipografia
  • Menor Pequeno Médio Grande Maior
  • Padrão Helvética Segoe Geórgia Horários

José Solon Sales e Silva

Titular da Cadeira nº 34

ANJO TOCHEIRO

            Os anjos, de acordo com a tradição judaico-cristã são seres celestiais e espirituais que servem como ajudantes ou mensageiros de Deus. Com asas de aves tem uma beleza delicada e emanam muito brilho espalhando bondade para a humanidade. Hierarquizados em três tríades encontram-se os serafins, os querubins e os tronos. No entanto, falemos do anjo tocheiro que surge ainda na Idade Média, visto a inexistência da luz elétrica. Criou-se então o anjo tocheiro para iluminar as igrejas, sobretudo a noite.

            Os tocheiros além de segurarem a luz das velas inicialmente, também apresentam a simbologia do facho da fé, o mistério do tabernáculo e a luz que ilumina o caminho. Sem luz não evoluímos, sem luz não saberemos o caminho a seguir, precisamos do luzeiro para nos guiar e ele vem pelo anjo tocheiro.

            Queria ser tocheiro. O que leva a luz, o que traz a luz, luz para todos, símbolo da purificação pela iluminação. Na mitologia Hécate é representada com duas tochas nas mãos também conhecida por Propolos é responsável por iluminar a busca da transformação espiritual e o renascimento além de ser considerada rainha dos mortos por conduzir as almas durante a passagem entre os mundos. Por isso as tochas sempre acesas.

            São lindos os tocheiros nas igrejas, segurando a luz. A vida, o ser o estar em sintonia. Tocheiros. Eles, angélicos anjos celestiais e espirituais. Tocheiros que trazem e levam a luz. Seres serviçais que tem por função exclusiva dar à luz. Figurantes de grandes valores. Seguram as luzes e dão luzes...

            Tempos tenebrosos os que vivemos. Tempos que urgem de luzes, notadamente aos nossos governantes. Sejamos tocheiros!!!

 

Paracuru(CE), 25-07-2021.