Crônicas
Tipografia
  • Menor Pequeno Médio Grande Maior
  • Padrão Helvética Segoe Geórgia Horários

 

Maria Silonildes de Mesquita

Titular da Cadeira Nº 38. Patrono: Oséas Martins

 

 

Realmente, é muito doloroso vermos partir nossos entes queridos. Ontem partiu para a Glória, meu primeiro sobrinho, Francisco Antônio Mesquita Mororó. Com o coração arroubado de dor, viajei no limiar do nascer e do morrer. Nestas horas nos seguramos na fé, para tentarmos compreender a vida. E hoje, ao lembrar que Francisco Antônio completa sessenta anos, uso minha nave mental e vou aos seus primeiros dias de vida. A casa estava em festa, os preparativos para recebê-lo foram intensos. Afinal, estávamos no nosso reino e iria nascer o príncipe herdeiro dos Carneiro Mesquita Mororó . Primeiro neto dos meus pais, nosso primeiro, meu primeiro sobrinho e como não amar? Os tempos eram outros, cultuávamos e valorizavamos a família. Não existia Tv, as redes sociais eram as românticas e demoradas cartas, bilhetes e telegramas. Os mensageiros mais rápidos eram o rádio, o carro e o cavalo, mas por muitas vezes as estradas eram péssimas e cortadas por rios na época de rigorosos invernos. Então, a nossa diversão e religião era o amor à nossa família. E quando Francisco Antônio nasceu, avisamos a todos os familiares através da Rádio Tupinambá de Sobral, afinal foi um grande acontecimento! Meu pai e minha mãe foram avós de um neto varão, primogênito. Isto para eles foi um grandioso título, mas eram muito vaidosos e pediram para serem os padrinhos do neto e ele os teria que chamar de padrinho e madrinha e assim seguiu com quase todos os netos. Mas, voltando ao Francisco Antônio, foi tudo novo e festa em nossa casa.  Ele nos trouxe muitas alegrias, a casa virou festa. Nos seus aniversários  às famílias, Mesquita Carneiro Mororó se reunião para os banquetes, lá no sítio São Félix. Eram muitos os preparativos, a casa estava cheia. Cozinheiras se esmeravam fazendo os doces para as sobremesas e o café da tarde. Outras cuidando dos perús, galinhas, porcos e carneiros para o banquete que seria servido na hora do almoço. Era um dia lindo, alegre e festivo! As mesas eram enfileiradas e cobertas de toalhas brancas, debaixo do pé de azeitonas e repleta de comidas gostosas. Ele, lindo, com um olhinho meio baixo  de botinhas e uma linda roupa branca de cambraia de linho, bordada pela Dona Dulce Dantas. Era um verdadeiro príncipe nosso menino. Era o centro das atenções. Nosso primeiro sobrinho, era muita alegria para todos !. Cada fase de sua vida, ou boa ou ruim, mexia com toda a família. Como não amar o primeiro fruto do amor da Bebé e do Enoque?
Como não ir em sua casa para ver e vibrar com seu primeiro velocípede, com sua primeira bicicleta, com seu primeiro carro. Ele era o falo dos nossos olhos e do nosso coração. Era o nosso menino, nosso rapazinho lindo, educado e com atitudes de gente grande. A dor e o sofrimento o visitou por várias vezes, sua saúde sempre foi fragilizada, desde criancinha. Mas ele sempre lutou pela vida, pois era cheio de sonhos.E quem tem sonhos não morre fácil. Mas mesmo assim o herói é vencido e o entregamos de volta aos céus no dia 22 de março de 2024. Mais uma vez as Famílias se reúnem para a triste despedida do Francisco Antônio. Foi uma noite longa, com a presença dos nossos amigos e familiares. Como nos tempos da velha infância, seu corpo foi velado na Fazenda Lagos do Mato, sob um céu estrelado e uma lua crescente muito brilhante. Fazenda e chão abençoado onde outrora foi palco de vida dos seus avós Dona Maria Virgem e Francisco Mororó e depois pertencente ao seu pai Enoque Rodrigues Mororó, que também lá nasceu e finalmente morreu e lá também foi velado. Noite de velório passada entre todos e lágrimas. Noite em que agradecemos a Deus pela jornada do Francisco Antônio aqui na terra, no seio da nossa família. Noite em que compreendemos a importância de sermos pessoas simples e humildes. O Francisco Antônio era esta pessoa e muitos amigos e familiares presentes nos disseram isto. Sempre estava ao lado de quem estava sofrendo. Era um franciscano, a partir do nome.
Parabéns Francisco Antônio, meu sobrinho querido, que por muitas vezes lhe apoiei  e amenizei suas dores emocionais, com a minha escuta. Parabéns pela sua trajetória de vida. Você sempre foi do bem e buscou sempre fazer o bem e acreditar nele. Siga em paz e aqui, se você errou foi por amar demais. Feliz aniversário! Paz e bem.
Com o meu amor!
Silonildes de Mesquita
Fortaleza,  24 /02/2024