Crônicas
Tipografia
  • Menor Pequeno Médio Grande Maior
  • Padrão Helvética Segoe Geórgia Horários

José Solon Sales e Silva
Titular da Cadeira Nº 34 - Patrono: Cônego Francisco José Aragão e Silva

            Na linda Crato, ao centro da Praça Francisco Sá, no bairro centro, encontra-se um monumento de singular beleza. A imagem do Cristo Rei, inaugurada em 25 de dezembro de 1938. A coluna, com relógio de quatro faces, em pleno funcionamento e ensimada pelo esplendoroso Cisto e o monumento inteiro possuii 30 mestros.

            O arquiteto e escultor desta obra, que oficialmente é o símbolo da cidade foi o italiano, radicado no Ceará, Agostinho Balmes Odísio e que residiu por muitos anos no Criri e foi o escultor preferido e apridinhado do Pe. Cícero. Após a morte do padre, em 20 de julho de 1934, mudou-se para Fortaleza, sem contudo nunca perder o contato com o Cariri. Balmes deixou inumeras obras, em muitas igrrejas do Cariri, e muitas delas podem ser apreciadas até os dias de hoje.

            O recurso arquitetônico do marmorite é atribuido a criação por Balmes. Como na região enexitiam pedras para esculturas e revstimento de igrejas, principalemtne ele misturava pó de pedras com partículas e cimento, produzindo uma liga que parecia pedra. O altar mor da Basílica de Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro, conta com marmorite até hoje.

            Mas, voltando ao Cristo diria que um anjinho barroca esta sempre pela praça. Tenho uma predileção pelo Crato, rico em cultura e em povo e vejo o cratense como o anjinho barroco, pois sempre fui respeitado e muio bem acohido nesta charmosa cidade. A expressão facial e postura corporal, a simetria proporcional e a leveza são traços deste anjo.

            O anjo, de acordo com a tradição judaica cristã é ser celestial e espiritual como servos de Deus que conduzem-se como ajudantes ou mensageiros. Pois tive a alegria em conhecer um anjinho barroco em plena Praça do Cristo Rei, como é popularmente conhecida pelos cratenses a Praça Franciso Sá. Se o Cristo Rei esta em seu pedestal na praça a presença do anjo que é seu mensageiro estará sempre na praça.

            Rogo ao Cristo Rei de Balmes, que me conceda a graça de ter este anjinho barroco sempre perto de mim. Balmes foi um escultor e arquiteto protegido por um anjp.

            Ah, “Cratinho de Açúcar” lindo e amado. Ah, anjinho barroco querido e protegido!

Crato, 10/05/2024