Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos serviços.
Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos serviços.

Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes

Tipografia
  • Menor Pequeno Médio Grande Maior
  • Padrão Helvética Segoe Geórgia Horários

. Natal/RN
. Ingreso: 18Jan 2013
. E­mail: Este endereço de e-mail está sendo protegido de spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
. Padrinho –Valdemir Mourão

 

Nasceu na cidade de Ipu/CE, no dia 17 de outubro de 1934,  filho de Edgard Corrêa de Castro e Sá e Thereza Odette de Araújo Corrêa.

 

Iniciou seus estudos na escola particular da Professora Carmosina Xerez Máximo, também em Ipu/CE.

 

Realizou os cursos primário, ginasial e científico no Colégio Cearense Sagrado Coração, dirigido pelos Irmãos Maristas, em Fortaleza/CE, de 1947 a 1955.

 

Cursou Medicina na Universidade Federal do Ceará de 1957 a 1962, pertencendo a 1ª Turma do Internato da Faculdade de Medicina da Universidade do Ceará.

 

 

 Fez Residência de Clínica Obstétrica na mesma Universidade  (UFC) no ano de 1963.

 

Foi admitido no Serviço Cooperativo de Saúde do Estado do Ceará em 1° de março de 1964.

 

Atuou como médico-chefe substituto nas Unidades Sanitárias do Serviço Cooperativo de Saúde do Estado do Ceará nas cidades de Quixeramobim/CE e Maranguape/CE, em 1964.

 

Casou-se em 25 de julho de 1964 com Zelia Faria Corrêa, natural de Monte Alegre/RN, graduada em Letras pela Faculdade de Filosofia do Recife/PE, tendo os seguintes filhos, todos naturais de Ipu/CE: Tereza Odete (Magistério/Professora do Ensino Fundamental I), Guilherme Augusto (Contabilista/ Bancário), Ana Lúcia (Bióloga/Professora do Ensino Fundamental II) Edgard ( Engenheiro Elétrico /Doutor em Ciência da Computação pela UFRS/Professor Adjunto da UFRN.)

 

 

Fixou residência na cidade de Ipu em 1964, exercendo a função de Médico-Chefe da Unidade Sanitária do Serviço Cooperativo de Saúde do Estado do Ceará. Exerceu, ainda, nesta época, clínica particular e participou do atendimento clínico obstétrico do Hospital-Maternidade Dr. Francisco Araújo, onde teve oportunidade de realizar a primeira cesariana da cidade. No curso Normal Pedagógico Sagrado Coração de Jesus, lecionou as disciplinas de Anatomia e Biologia nos anos de 1965 e 1966.

 

Com a extinção do Serviço Cooperativo de Saúde do Ceará, foi admitido na Fundação SESP, passando a chefiar a Unidade Sanitária de Ipu desde a sua instalação, em 1966 até julho de 1977.

 

Em 1967 fez o Curso de Pediatria Geral no Instituto de Medicina Infantil de Pernambuco  (IMIP), promovido pela Universidade Federal de Pernambuco ( UFPE), em convênio com  o Fundo Internacional  de Saúde iInfantil (FISI) e Organização Mundial de Saúde (OMS).

         

                                                           II

 

Foi aprovado em Concurso Público do Departamento Administrativo de Serviço Público (DASP) para Clínica Obstétrica, em 1967.

 

Em 1975 fez em São Paulo o Curso de Especialização de Médico em Saúde Pública na Universidade de São Paulo (USP).

 

Em 1977 foi transferido para a cidade de Natal/RN a fim de exercer as funções de Diretor do Setor de Saúde da Diretoria Regional da Fundação SESP no Rio Grande do Norte, permanecendo nesta função até o ano de 1985.

Exerceu, também, durante este período, por inúmeras vezes, na qualidade de substituto, a função de Diretor Regional.

 

No período de 1985 a 1990 exerceu as funções de Médico Supervisor Responsável pelas Atividades de Epidemiologia da Diretoria Regional da Fundação SESP no Rio Grande do Norte.

 

Em 1990 fez o curso de Especialização em Epidemiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em convênio com a Universidade Federal da Bahia (UFBA).

 

Em 1991 passou a exercer o cargo de Chefe do Serviço de Epidemiologia (SEEPI) da Coordenação Regional do Rio Grande do Norte da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), que surgiu devido à fusão  da Fundação SESP  com a SUCAM e com outros órgãos do Ministério da Saúde.

 

 Em 1992 apresentou no II  Congresso Brasileiro de Epidemiologia, em Belo Horizonte, Trabalho em parceria com outros autores Intitulado :“Estudo do Comportamento Epidemiológico da Doença Meningocócica no Estado do Rio Grande do Norte e Município de Natal”.

O mesmo trabalho foi publicado em “Cadernos de Saúde Coletiva e Nutrição”, vol.9 nº 1192 – Universidade Federal do Rio Grande do Norte – Centro de Ciências da Saúde. Núcleo de Saúde Coletiva e Nutrição

 

Aposentou-se da FUNASA, em 1995, como chefe do SEEPI da Coordenação Regional de Saúde do Rio Grande do Norte.

 

Recebeu em 1995 o Prêmio Honra ao Mérito pelos Relevantes Serviços Prestados à Saúde Pública, conferido pelo Ministério da Saúde, através da FUNASA - Coordenação do Rio Grande do Norte.

 

HOMENAGENS

1.         Texto em correspondência enviada a todas as unidades da Coordenação da FNS (atual FUNASA) no Rio Grande do Norte:

 

            Circular nº 168/95 – FNS/CRRN, de 02/10/1995

            ...

Queremos aqui registrar, a grande contribuição dada a esta Instituição, desde os tempos da Fundação SESP pelo Dr. Francisco Ivanir, o qual sempre teve reconhecida capacitação técnica, seriedade e responsabilidade no desempenho do seu trabalho.”

...

Dr. Jaime Calado Pereira dos Santos

Coordenador Regional

 

III

 

 

2. Texto em placa conferida pelos colegas do Serviço de Epidemiologia (SEEPI/RN), por ocasião da aposentadoria:

 

            Ao Dr. Ivanir,

 

Pela oportunidade que nos deu de desfrutar de seu profissionalismo, dedicação ao trabalho e capacitação técnica, assim como de sua convivência amiga e produtiva para o nosso enriquecimento pessoal e melhor desenvolvimento de nossas ações.

 

            Equipe do SEEPI

 

            Natal, 26/10/95.

 

 

3. Dedicatória no novo Guia de Vigilância Epidemiológica da FUNASA/Ministério da Saúde, pela equipe do Serviço de Vigilância Epidemiológica e Ambiental em Saúde da Coordenação do Rio Grande do Norte (SEVEP-CORE-RN) da FUNASA:

 

            Dr. Ivanir,

 

Para o senhor, que ao longo de sua carreira profissional tanto utilizou o método epidemiológico, é realmente um orgulho poder constatar os avanços desta curiosa e apaixonante ciência básica da saúde, que se chama epidemiologia.

 

Agradecemos pelos valiosos ensinamentos epidemiológicos e de vida que nos foram transmitidos.

 

Felicidades e um grande abraço de toda equipe do SEVEP-CORE-RN/FUNASA

 

Natal, 30 de dezembro de 2003.

 

Antonieta, Suely, Ana Rosso, Gizélia e das que já passaram por aqui Fátima Borges, Ana Maria e Iraci.